quinta-feira, 22 de abril de 2010

Brasília 50 Anos - Capital de Todas as Capitais

Photo by: Luciana Campos

O céu de Brasília amanheceu mais azul. Um dia especialmente claro e ensolarado presenteia os filhos desta terra em seu quinquagésimo aniversário.
A esquadrilha da fumaça, como forma de homenagear e oferecer o devido requinte à data, enfeita de fumaça e acrobacias este céu tão famoso entre os brasileiros, este céu que aparenta ser “maior” que os outros.

Brasília, projetada em forma de duas asas, foi feita mesmo para voar, e hoje como prova disso, desponta como a quarta maior cidade do Brasil, e uma das primeiras em qualidade de vida para seus moradores.


Vista dos Ministérios, Catedral de Brasília e Museu Nacional Honestino Guimarães
Photo by: Luciana Campos

Pessoas de toda parte, Asa Norte e Sul, fizeram jus ao título da Capital das Capitais, enfeitando as ruas de gente, de cores, de residentes que vieram das outras regiões deste imenso país e que hoje fazem parte do dia a dia da capital. São pessoas que estão comemorando com música, festa, shows regionais, shows de rock, enfim, com uma diversidade cultural bem típica de Brasília, nesses tão aguardados e festivos 50 anos!


Restaurante em Brasília, dividido em dois ambientes e duas nacionalidades: (Cubano e Peruano)
Muito interessante a diversidade cultural encontrada em Brasília.


Photo by: Luciana Campos
Urna com restos mortais de JK, localizada no Memorial JK- Brasília


O Fundador

A Capital que um dia foi um "sonho" do saudoso e ilustre político Juscelino Kubitschek, completa seus 50 anos de fundação em 2010.
Como desvincular a imagem e o nome de Brasília de seu grande Fundador? Tanto essa separação torna-se impossível quanto os brasilienses não admitem tal separação, afinal, o Presidente Bossa Nova, como ainda hoje é lembrado, foi o precursor de importantes atitudes políticas tomadas na época, como a criação do Plano de Metas, cujo lema da propaganda era “Crescer 50 anos em 5”, abrindo assim as portas do país ao capital estrangeiro. Juscelino, como político de grande habilidade, procurava não só o crescimento abrangente, como também buscava fazer acordos com todos os seus opositores, militares, trabalhistas, progressistas, deixando as pessoas livres para seguirem o rumo que bem entendessem.

Photo by: Luciana Campos
Interior do Memorial JK


Pois é exatamente desta forma que está gravado em sua urna, onde repousam os restos mortais de um idealista exemplar, que deixou seu nome eternamente gravado na memória de um povo grato por sua grande visão, por sua experimentação em tempo real e, principalmente, sua ousadia de acreditar, O FUNDADOR.

Interior do Memorial JK

No Memorial JK em Brasília, construído graças ao apoio de Dona Sarah Kubitschek de Oliveira, podemos vislumbrar não só os trajes usados por Juscelino e sua primeira dama, como também o diploma de medicina da então Universidade de Minas Gerais, objetos pessoais do casal, fotos históricas como JK e John Kennedy, dentre outras riquezas vinculadas à JK e sua vida digna de inúmeras relembranças.

Brasília, patrimônio cultural da humanidade, possui formas e contornos não encontrados em qualquer outra cidade brasileira. Para realçar essa distinção, a cidade foi planejada e desenhada em forma de um avião, com suas Asas Norte e Sul, e, para ligar o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião ao centro do Plano Piloto, foi criado um monumento chamado Ponte Juscelino Kubitschek.
Em frente ao Memorial JK- Brasília

A ponte foi oficialmente inaugurada em 2002, com comprimento de travessia e largura de 1200 x 24 metros.


O Lago Paranoá, construído artificialmente na época do Governo JK para tornar mais úmido o ar nas proximidades do mesmo, possui 48 km quadrados de extensão, e é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá.
O Lago é um dos principais cartões postais de Brasília, que, mesmo sendo sede do Governo Brasileiro, possui bem mais do que os Edifícios Ministeriais e Governamentais como belezas monumentais. Tamanha a importância do Lago para a cidade, que a utilização é feita de diversas formas como pesca, nado, navegação, mergulho e até surf.

Lago Paranoá - Brasília
Photo by: Luciana Campos

Quando tiver oportunidade, visite Brasília e conheça grande parte da história de desenvolvimento e luta do nosso país.
Para se ter uma idéia das grandiosas obras da cidade, o mastro da bandeira do Brasil que fica em frente ao Congresso Nacional tem 100 metros de altura e uma bandeira de 280 metros quadrados.

Photo by: Luciana Campos

 Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em junho 1958. Em seus arredores, guardas devidamente armados e Dragões da Independência fazem a segurança, com toda a pompa e elegância que um Palácio merece.
É claro que o Presidente da República, atualmente Luis Inácio Lula da Silva, tem no Alvorada suas dependências para estudos e leituras, além de passar a noite. Todavia, o Gabinete Presidencial, oficialmente, não é nesse Palácio mas sim no Palácio do Planalto (Oficialmente Palácio dos Despachos), onde o mandatário da Nação realmente recebe autoridades, despacha e cumpre seus deveres de Chefe de Estado e de Governo.

Photo by: Luciana Campos - Palácio da Alvorada

Parabéns, linda Brasília, orgulho do nosso Brasil!!!

Guarda do Palácio da Alvorada - Dragão da Independência
Photo by: Luciana Campos

Este artigo foi escrito por: Luciana Campos
Jornalista MTB: 11594

Ao fundo, Catedral de Brasília

Linha do equador

Caetano Veloso
Composição: Caetano Veloso / Djavan

Luz das estrelas
Laço do infinito
Gosto tanto dela assim
Rosa amarela
Voz de todo grito
Gosto tanto dela assim
Esse imenso desmedido amor
Vai além de seja o que for
Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Esse imenso desmedido amor
Vai além de seja o que for
Passa mais além do céu de Brasília
Traço do arquiteto
Gosto tanto dela assim
Gosto de filha
Música de preto
Gosto tanto dela assim
Essa desmesura de paixão
É loucura do coração
Minha Foz do Iguaçu
Polo sul, meu azul
Luz do sentimento nu
Esse imenso desmedido amor
Vai além de seja o que for
Vai além de onde eu vou
Do que sou minha dor
Minha linha do Equador
Mas é doce morrer neste mar
De lembrar e nunca esquecer
Se eu tivesse mais alma pra dar
Eu daria, isto pra mim é viver
Céu de Brasília, traço do arquiteto
Gosto tanto dela assim
Gosto de filha, música de preto
Gosto tanto dela assim
Essa desmesura de paixão
É loucura do coração
Minha Foz do Iguaçu, polo Sul
Meu azul, luz do sentimento blue
Esse imenso desmedido amor
Vai além de seja o que for
Vai além de onde eu for, do que sou
Minha dor, minha linha do Equador
Mas é doce morrer neste mar de lembrar
E nunca esquecer
Se eu tivesse mais alma pra dar
Eu daria, isto pra mim é viver

6 comentários:

  1. Adorei! Agora tenho certeza que conheço Brasília! Isso é muito interessante Lu, me fez lembrar dos mineiros de Monte Verde que conhecem São Paulo capital, mas não conhecem a capital mineira. Quanto de nós brasileiros, terá a oportunidade de conhecer a capital do nosso país? Pelo seu artigo e fotos nesta linda cidade me senti presente... Quem sabe um dia faremos uma escala lá? Bjos, Parabéns pelos seus trabalhos! Bjo, Karina

    ResponderExcluir
  2. Luciana: Que beleza de homenagem à Capital das capitais! Eu, que tive a honra de conhecer pessoalmente o nosso inesquecível presidente JK,na minha adolescência, quando visitou Serro nos anos 60, quero também visitar Brasília. O seu texto nos convida a dar uma chegada e conferir de perto essa linda cidade, uma das encantadoras riquezas de nosso Brasil.
    Parabéns, Brasília, pelo aniversário e Parabéns, jovem jornalista, talento e orgulho nosso também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Luciana: blog maravilhoso
    Suas fotos são lindas, mas você seria um com o mar
    Espero ler um poema seu
    com carinho
    Carlos Martian
    Isla de las golondrinas

    ResponderExcluir
  4. Luciana;


    Meus sinceros e calorosos parabéns por tua intensa vida cultural, que vi em teu blog. Tu, sendo um fator multiplicador de cultura, é uma pedra preciosa num mundo que nunca foi tão capitalista e egoísta como é atualmente. Que o criador te abençoe com muita saúde, força , paz e muito amor. Grande abraço guria.

    Alexandre Lettner

    ResponderExcluir
  5. Queridos amigos, la suerte me atropelló, el minuto en que decidí contactar a Luciana Campos, a través de ella, descubrí esta página y a decir verdad a pesar de no comprender 100% vuestro hermoso idioma, me deleito en la paz que muestran estos colores y esa música de fondo que inspira e invita a dejar casi en forma obligada unas letras...Como pueden notar he dejado un par de sitios donde pueden visitarme, y en el mejor de los casos invitarme a participar... A pesar de vivir lejos de mi América, patria grande, sigo escribiendo en mi idioma materno...Para todos quienes hacen posible este web, un abrazo sincero, cordial y muy sincero...
    No sería justo despedirme sin agradecer a Luciana Campos esta oportunidad bendita de conocer parte de su hermoso Brasil...
    Bendiciones azules... de este humilde aprendiz de poeta, que peregrinando caminos virtuales, busca aportar su grano de arena... Mi única motivación, ir en busca de un mundo más noble, más humano y más nuestro...

    Nelson Urra
    Escritor

    ResponderExcluir
  6. Muito bem elaborado,espetacular! Parabéns Brasília! Parabéns pelo seu trabalho, Lu!Você tem razão, a profissão de jornalista é muito importante, porque quem busca informação deve buscar o conhecimento, que é o que vc faz e bem demais! Grande beijo!!!

    ResponderExcluir

Reflexão...

“Sonhe com o que você quiser.Vá para onde você queira ir.Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.Dificuldades para fazê-la forte.Tristeza para fazê-la humana.E Esperança suficiente para fazê-la feliz." Clarice Lispector